06 junho 2012

Favas à moda do Crato


Já tinha escrito a receita ontem, quando coloquei a foto, mas não sei porquê desapareceu, por isso vamos ver se desta vez aparece o texto.

O meu sogro é do Crato e férias não são férias sem uma passagem por lá, para nos deliciarmos com a comidinha alentejana. Adoramos os queijos, os vinhos, a comidinha temperada com os coentros, poejos, hortelã e então dos docinhos nem se fala. O Crato é uma vila muito pequenina mas muito bonita e agora com o parque aquático é também muito fresquinha, mesmo debaixo dos 40º.

Para esta receita é preciso:
Favas
Entrecosto
Morcela
Chouriço mouro
Pipa de alho, cebola, coentros e hortelã (raminho atado com as ramas frescas do alho e da cebola com os coentros e hortelã)
Pimentão doce (colorau)
Açúcar
Sal
Azeite
Alface (cortada muito fininha)
Pão alentejano

Começa-se por cozer o entrecosto com a morcela e o chouriço. De seguida num tacho faz-se um refogado com cebola, alho e azeite. Junta-se as favas (a minha sogra tira sempre a casca) e lentamente vai-se juntando a água de cozer as carnes. Tempera-se com pimentão doce e uma pitada de açúcar.  Quando as favas estiverem quase cozidas junta-se o entrecosto, o chouriço, a morcela e o raminho com as ervas para dar sabor.

No prato servimos as favas acompanhadas com alface e fatias fininhas de pão alentejano.

Como não podia deixar de ser esta refeição foi "regada" com Terras do Crato 2009.

Sem comentários: