14 março 2012

Lasanha de carne com legumes grelhados e cogumelos


Ontem para o jantar tinha destinado fazer uma massa à bolonhesa mas com a vinda dos meus sogros para jantar lembrei-me que poderia fazer uma lasanha, sempre ficava um prato mais bonito. Depois pensei, e porque não juntar camadas de legumes grelhados. Ficou maravilhosa e fiz tudo super rápido. Claro que devem estar a pensar, super rápido como se leva legumes grelhados, cogumelos, bechamel, bolonhesa...Pois bem, vou revelar-vos pequenos segredos que tornaram esta refeição rápida e saborosa. Para isso vou separar a receita em 3 partes: a bolonhesa, o molho bechamel e os legumes grelhados com os cogumelos.

Para a bolonhesa fritei ligeiramente a carne picada em azeite. Temperei com um pouco de sal e ervas de provence. Quando  a carne estava a ficar coradinha juntei-lhe polpa de tomate da compal (aquela que já tem cebola e alho) e foi só deixar cozinhar uns minutinhos. Desde que descobri esta polpa de tomate que faço as bolonhesas muito mais rápido e ficam super saborosas sem precisar de descascar, alhos, nem cebola, nem tomate ;-)

Para o molho bechamel utilizei a bimby. Juntei 600g de leite, 60g de farinha, 40g de manteiga,  sal a gosto e programei 8min, 90º, vel4.

Para os legumes grelhados com cogumelos costumo comprar congelados da marca continente. Os legumes já vêm grelhados e descascadinhos e os cogumelos são de muitas variedades. Salteei-os num pouco de azeite e ficaram prontinhos num instante.

Depois foi muito simples. Foi só dispor camadas de massa de lasanha (eu costumo usar massa fresca, também da marca continente, pois cozinha mais rápido), bolonhesa, lasanha, legumes e cogumelos, e fui intercalando até acabar com uma placa de lasanha. Juntei o molho bechamel e levei ao forno 30 minutinhos a 180ºC.

Viram, parece um prato super complicado mas com estas pequenas dicas vão ver que o fazem muito rápido e fica uma delícia.

Bom apetite

2 comentários:

Autora do Blog disse...

Super apetitosa.
Uma boa sugestão.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Luisa Alexandra disse...

Parece mesmo apetitosa!