30 setembro 2010

Risoto de pleurotus com entrecosto



Eu adoro arroz de míscaros mas acho que só comi umas 2 ou 3 vezes. Era a minha avó Ju que fazia este pitéu mas comia primeiro e só no dia a seguir é que a família comia, para se certificar de que não havia cogumelos venenosos. Lembro-me de adorar o sabor mas, desde que tive biologia celular na faculdade e me disseram que as diferenças entre cogumelos venenosos e não venenosos só era visível ao microscópio, nunca mais comi, nem mesmo depois de a minha avó comer. Isto tudo para vos explicar como fiquei maravilhada quando provei este prato com Pleurotus, pois sabem (quase) tal e qual os míscaros (pelo menos do que eu me recordo) e como com muito mais tranquilidade.

Só para verem como é bom, esta semana já comemos este risoto 2 vezes, como é que eu hei-de emagrecer...

Aqui vai a receita: 1 kg de entrecosto cortado às tirinhas pequeninas, 250g de pleurotus, 1 cebola picadinha, meio alho francês cortado às rodelas fininhas, 3 rodelas de chouriço aos cubinhos, pimento vermelho aos cubinhos a gosto, alho q.b., vinho tinto q.b., queijo parmesão ralado, arroz para risoto (pode ser carolino mas, com o específico para risoto, fica mais cremoso) e coentros q.b.

Começa-se por colocar a cebola, o alho francês, o chouriço e o pimento vermelho com um fio de azeite, ao lume até alourar. De seguida junta-se o entrecosto e deixa-se fritar um bocadinho. Depois juntam-se os cogumelos cortados às tiras, alho partido aos cubinhos e vinho tinto até cobrir ¾ da carne e dos cogumelos. Deixa-se cozinhar até o álcool evaporar e a carne e os cogumelos adquirirem a tonalidade escura conferida pelo vinho. Finalmente, retira-se a carne (mas deixa-se estar os cogumelos) e junta-se o arroz que fica uns minutos a refogar. Depois, adiciona-se um pouco de caldo a ferver (como vos falei no post anterior agora faço sempre um caldo com as sobras dos legumes e carne que estou a cozinhar, em vez de juntar só água quente) numa quantidade que dobre a quantidade de arroz (neste caso juntei 2 copos de arroz e 4 copos de caldo). Quando estiver quase pronto adiciona-se a carne, o queijo ralado e, já perto do fim, os coentros picadinhos.


Hummm. Só de me lembrar do saborzinho aveludado já estou de água na boca.

Experimentem.
Bom apetite!!!

5 comentários:

Bichinha disse...

Voltei... lembrei-me da minha avó, também ela os ia apanhar e cozinhava com umas batatinhas estufadas e cenourinhas, uma maravilha, já lá vão muitos anos, nunca mais voltei a comer, mas depois de ver este pratinho cá me parece que vou voltar a sentir o cheirinho da cozinha da minha avó.

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

a comida das avós deixa sempre muitas saudades!!
esse risotto deve ser uma delicia!
um beijinho

Maria Lúcia disse...

Oi
Hummmm... parece ser
uma delicia.
Beijos...
Lúcia.

moranguita disse...

eu nunca comi miscaros sempre tive medo e o namorado gosta e detesto porque tenho sempre receio ainda mais este ano morraram duas pessoas na zona.
mas estes sao de confiança e fizeste um belo arroz amiga
beijinhos e boa semana

Abobrinhas na Cozinha disse...

Delícia de risoto, Filipa!!! Diferente...deve ser bem saboroso :)
Adorei!
Estava com saudades de passar por aqui!
Beijocas,
Thais