02 abril 2008

Bolo Mousse de Chocolate

Já andava a namorar este bolo há imenso tempo pois já o tinha visto no site da Pipoka http://threefatladies.blogspot.com/e agora vi-o no site da Colher-de-pau http://paracozinhar.blogspot.com/e não resisti mais. Aproveito para agradecer a estas duas cozinhas (que eu adoro e visito diariamente) pelas receitas deliciosas que partilham connosco.

Mas agora vamos lá á receita: 6 ovos, 250 g de manteiga, 250 g de açúcar, 200 g chocolate e 4 colheres de sopa de farinha com fermento.

Comecei por bater as claras em castelo. De seguida derreti a manteiga (no microondas) e juntei ao chocolate. Bati bem as gemas com o açúcar e juntei à mistura do chocolate com a manteiga. Adicionei a farinha peneirada e, por fim, as claras batidas em castelo. Untei uma forma redonda (sem buraco) com manteiga e polvilhei com farinha e levei ao forno pré-aquecido a 200 graus durante 10 minutos. Ao fim deste tempo reduzi a temperatura do forno para 175ºC, liguei a ventilação do forno e deixei ficar mais 10 minutos, para ficar com este aspecto de mousse. Acho que se não se quiser tão líquido basta manter os 200ºC durante os 20 minutos. Acompanhei com uma bolinha de gelado de nata.

É realmente maravilhoso e uma tentação. Já o fiz duas vezes (na primeira vez nem tive tempo de tirar foto) e já me estão a pedir para fazer mais um (acho que isto diz tudo).

Bom apetite :-)

15 comentários:

Anónimo disse...

A foto está de adar água na boca. Já tinha visto este bolo no three fat ladies realmente e estava delicioso. O teu está magnífico. Bjinhos

Isabel (pipoka) disse...

Filipa,

Fico super contente que tenhas feito a receita e, sobretudo, que tenhas gostado. É mesmo uma delícia este bolo, não é verdade?

bjs e obrigada por nos visitares

risonha disse...

eu posso comprovar que este bolo é uma verdadeira delícia, pois também já o fiz (só ainda não postei por falta de tempo...)
é uma tentação, com ou sem gelado, é de comer uma fatia e ficar com vontade de comer mais..

Agdah disse...

Nada como chocolate...

colher-de-pau disse...

Esse bolo é daqueles que ficará para sempre!

ei! kumpel disse...

bem... divino, vou ter que experimentar também!
bejinhos
*margarida

Anónimo disse...

Divinal... de comer e chorar por mais!!!
Já provei...é a vantagem de ser irmã:)
Beijinhos e mais uma vez muitos parabéns pelo teu blog

Natália Eleutério disse...

Delíci de bolinho quase que babei de vontade de provar, Nani do Manjar de ideias doces

Isabel de Miranda disse...

Adorei e já guardei a receita,deve ser mesmo uma delicia...beijinhos doces

disse...

vê-se logo q tens muito mais jeito do q eu para a cozinha, também o experimentei no outro dia... mas não ficou tão bonito :( eu sinceramente achei-o demasiado forte... a bola de gelado é mesmo uma boa opção... mas o resto do pessoal adorou, por isso se calhar ainda tento mais uma vez!!!
beijitos

Ana Prazeres disse...

Vou ficar aguada por não comer este bolo fantástico!!! Tenho que o fazer!!! Beijinhos

edinha disse...

Delicioso!
Beijinhos

Filipa disse...

Pensava que já tinha comentado este bolinho mas afinal parece que não... Penso que fiquei sem net da outra vez que estava a tentar comentar...
Bem, falando do bolo ele está mesmo com óptimo aspecto!! Uma verdadeira tentação não haja dúvida.

beijocas

saltapocinhas disse...

de aspecto delicioso este bolo!
vou ter de experimentar!

parabéns pelo teu blog!

Anónimo disse...

Esta receita não me vai escapar no próximo fim de semana.
Vais destruir a minha intenção de fazer dieta, mas mais vale o prazer do chocolate.
Bjos.

Do primo, Tó Miguel